PNCQ

Anvisa lança roteiros para inspeção em serviços de análises clínicas

Anvisa lança roteiros para inspeção em serviços de análises clínicas

Anvisa lança roteiros para inspeção em serviços de análises clínicas

A Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (GGTES/Anvisa) tem realizado intenso trabalho, junto ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), para a harmonização das ações de inspeção sanitária em Serviços de Saúde e de Interesse para a Saúde. 

O Roteiro Objetivo de Inspeção (ROI) é um instrumento da Anvisa para avaliar serviços sujeitos à vigilância sanitária. O ROI é composto por indicadores que são classificados como críticos ou não-críticos, dependendo do risco e gravidade associados.

O material foi elaborado e harmonizado com representantes de todos os órgãos estaduais de vigilância sanitária do Brasil, e de algumas vigilâncias municipais. Por trás dele está uma modelagem matemática – Modelo de Avaliação do Risco Potencial (MARP®) -, desenvolvida pelo Dr. Marcus Navarro, do Instituto Federal da Bahia (IFBA). 

Para cada item (indicador), deve ser marcada uma opção entre 0 e 5 – cuja descrição do item mais se aproxime da realidade encontrada no serviço. Caso o indicador não guarde nenhuma coerência com a situação encontrada, deve ser selecionada a opção “não se aplica” (NA).

Sendo que:

  • As descrições correspondentes às notas 0, 1 e 2 contemplam diferentes situações em que o serviço não cumpre a normativa sanitária vigente;
  • A coluna correspondente à nota 3 sempre traz o referencial normativo; o serviço que cumpre a normativa sanitária vigente terá, minimamente, a nota 3;
  • As descrições correspondentes às notas 4 e 5 trazem situações em que o serviço cumpre a normativa sanitária vigente, porém não se limita ao seu cumprimento; o serviço faz além do referencial normativo. Dessa forma, somente podem ser selecionadas notas 4 e 5 se houver o cumprimento integral da opção 3.

Ainda: os indicadores são divididos em críticos (C) e não críticos (NC). A atribuição da nota 0 em um indicador classificado como crítico levará o serviço a uma condição de risco potencial inaceitável, o que indica possível interdição do serviço (a considerar).

Baixe o ROI destinado à aplicação em Serviços EAC tipo III (Laboratório Clínico) em pdf aqui.

Preencha o ROI para Serviço EAC tipo III (Laboratório Clínico) da LimeSurvey aqui.

Acesse os links dos materiais harmonizados (ROI, Planilhas Síntese e Links de LimeSurvey) aqui.

Confira a íntegra da notícia no site da ANVISA clicando aqui.