PNCQ

Dispositivo portátil detecta rapidamente doenças infecciosas

Dispositivo portátil detecta rapidamente doenças infecciosas

Dispositivo portátil detecta rapidamente doenças infecciosas

Um novo dispositivo portátil pode ser usado para detectar doenças infecciosas, agentes patogênicos e as condições fisiológicas em pessoas e animais. O dispositivo pode ser utilizado por qualquer profissional de saúde, em qualquer lugar. Tudo o que é necessário é uma gota de sangue em um microchip dentro do dispositivo.

O microchip é tratado com antígenos específicos e captura anticorpos específicos da doença no sangue. Quando os antígenos e anticorpos reagem, o dispositivo indica que o paciente ou animal está infectado. Isto acontece em questão de minutos.

Até agora, o dispositivo tem sido utilizado para detectar  tuberculose em humanos e animais selvagens, bem como doença de Johne em bovinos. Desenvolvido por Jayne Wu, professor associado de ciência da computação e engenharia elétrica na Universidade de Tennessee Knoxville (Estados Unidos), e Eda Shigetoshi, professor adjunto de Engenharia Florestal, Fauna e Pesca do Instituto UT da Agricultura Centro de Saúde da Fauna Silvestre (Knoxville, Estados Unidos), o novo dispositivo economiza tempo e dinheiro.

Os cientistas esperam que o dispositivo possa detectar várias doenças e condições fisiológicas. Por exemplo, eles preveem que poderão ser úteis no diagnóstico de doença de Alzheimer e câncer. O dispositivo também pode ser valioso para aplicações em casos de surto de doenças, biodefesa ou para detecção de patógenos em alimentos.

Fonte: Labmedica