PNCQ

Laboratórios participantes obtêm melhora no índice acertivo de Pesquisa de Dengue

Laboratórios participantes obtêm melhora no índice acertivo de Pesquisa de Dengue

Laboratórios participantes obtêm melhora no índice acertivo de Pesquisa de Dengue

??s vésperas do início de uma nova epidemia de dengue no país ??? e a ameaça da volta do subtipo 4 da doença – , os laboratórios participantes do PNCQ apresentaram números positivos em relação ao índice de acertos com relação ao analito Pesquisa de Dengue. Dos 1.797 laboratórios que fazem o controle externo desse analito foram analisados três lotes recentemente, que apontaram excelentes percentuais de acertos (entre 81% e 100% nos dois lotes mais recentes).

O aumento do nível de acertos reflete o rigor na execução das testagens, auxiliado pelas ferramentas de Controle de Qualidade oferecidas pelo PNCQ. Com o diagnóstico correto de contágio da doença, as chances de sucesso do tratamento dos pacientes infectados aumentam significativamente, como preconiza a campanha nacional de combate à doença: www.combatadengue.com.br .
De acordo com o Ministério da Saúde, o próximo verão será um dos mais preocupantes em relação ao contágio de dengue, muito por causa da ameaça de que o tipo 4 (DEN-4) da doença se alastre em todo o país. Restrito até o momento a alguns estados da Região Norte, como Roraima, o subtipo 4 da dengue é considerado um dos menos agressivos, mas o preocupante é que a maioria da população que já foi contaminada por algum tipo da doença não está imunizada para o tipo 4, que voltou a aparecer no país após 28 anos. Segundo especialistas, as chances desse subtipo se espalhar pelo país são grandes e os laboratórios de análises clínicas devem estar preparados para diagnosticar o DEN-4, que provavelmente apresentará crescimento do número de casos na próxima estação.