PNCQ

Laboratórios também devem realizar CEQ da contagem diferencial de leucócitos

Laboratórios também devem realizar CEQ da contagem diferencial de leucócitos

Um dos exames realizados em maior número na rotina diária dos laboratórios é o Hemograma. A grande maioria dos laboratórios o realiza de maneira automatizada, em analisadores disponibilizados pelo mercado e participa de um Ensaio de Proficiência, como o PRO-EX. Como a contagem diferencial de leucócitos faz parte do exame de rotina, também deve haver controle externo de qualidade para este procedimento!

Como você já sabe, de acordo com a RDC 302:2005 da ANVISA, a participação dos laboratórios clínicos em um Programa de Controle de Qualidade Externo é obrigatória.

O Programa HEMATOLOGIA BÁSICA contém amostras-controle para os seguintes parâmetros:

a) Contagem de células: Hemácias, Leucócitos, Plaquetas e Reticulócitos.
b) Determinação: Hematócrito e Hemoglobina.
c) Índices Hematimétricos: CHGM, HGM, VGM, e RDW.

O Programa Avançado HEMATOLOGIA II consiste na avaliação de imagens virtuais de células sanguíneas para identificação e contagem diferencial. Acompanha um histórico do paciente e os resultados das contagens dos parâmetros pelo equipamento.

As imagens ficam disponíveis na área restrita dos Laboratórios Participantes, no lote aberto e são disponibilizadas mensalmente.

Para contratar o Programa Avançado HEMATOLOGIA II basta enviar um e-mail para [email protected], informando seu código de Laboratório Participante.

Conheça todos os Programas Avançados do PRO-EX em nosso Catálogo de Produtos.